11 de agosto
Wikio
Vote!
Technorati
Blogger
Facebook

, Aumentar governo LGV

lgvpoitierslimoges.jpg Más notícias para aqueles que se opõem ao TGV. Após a adoção, em 23 de julho passado, a lei sobre o ordenamento do Grenelle do Meio Ambiente, o governo pretende estimular projectos de investimento no transporte ferroviário. No final de julho, várias decisões foram tomadas para lançar ou acelerar os planos para as ligações continuaram a Grã-Bretanha, do sudoeste, o TGV Leste, Espanha, Côte d'Azur e interligação em Ile-de-France. Um programa nacional de infra-estrutura de transporte novos deverão ser aprovadas até o final do ano. Objectivo: duplicar até 2020 a velocidade de rede ferroviária de alta e correr 2000 km de novas linhas. A abertura à concorrência do transporte ferroviário de passageiros no final da rede requer a modernização e reforço rotas para os países vizinhos.

estes projectos deverão representar um total de 70 bilhões de euros, em grande parte fornecidos pela Réseau Ferré de France (RFF), o Network Manager para financiamento. O Estado, que planeja gastar 16 bilhões de euros para o programa, pediu que as regiões e as autoridades locais para a mesma quantidade. E, assim, reacendeu o debate sobre a gestão das instalações principais (universidades, transporte, plano de recuperação ...).

Tours a Bordeaux, a extensão da rota para o sul-oeste é tanto maior e mais controverso. Avaliação em 16 bilhões de euros, o projecto começa com um trecho central de 302 km que, até 2016, reduzir a atual viagem Paris-Bordeaux 55 minutos, 2 horas 05 ... este programa incorpora extensões três ramos: Bordéus e Toulouse e em Espanha, ea conexão de Poitiers e Limoges.

Chamado para co-financiar estas obras, as regiões de Aquitânia, Poitou-Charentes e Midi-Pirinéus tentativa de assegurar o estado de que esses investimentos serão bem desenvolvidas simultaneamente. Ségolène Royal tem sequer enviou uma carta ao primeiro-ministro acusando-o de chantagem, se ela não financiar uma parte da instalação!

(Fonte: World)


Tags: ,

Autor: Pazmany

68 comentários

Mami Poitou
11 de agosto de 2009 17:17

O que esta série LGV é ainda melhor do que o Restless ...

Eleições regionais em Poitou-Charente Limousin mais chances de ser animado. Pena que a oposição da esquerda para mostrar novamente as suas divisões, embora eu entendo que alguns não querem ver o trem passando em frente de suas casas.

Espero que os Verdes não repetir o erro de Limousin a campanha só nele e não vou esquecer o trabalho que tem feito com alguma esquerda nestas comunidades.

Em Poitou-Charente, apesar do TGV, os Verdes poderiam aliar-se com Ségolène Royal, desde o primeiro turno, porque ele mostrou durante o seu mandato, um crescente interesse na ecologia e no crescimento verde.

stef
Agosto 12, 2009 24:03

Se apenas a região de Limousin e seu presidente poderá ser conhecido por sua luta envirronemental preocupações e ecológicas ... Infelizmente nenhuma preocupação nesse sentido, o turismo não é o suficiente para estar na vanguarda do desenvolvimento verde.
Não é de estranhar, nesta situação, em oposição ao verde Poitou-Charentes deseja pesar as suas ideias sobre o escrutínio está a acompanhar tão pouco feito na gestão do poder.

Patrick
Agosto 12, 2009 14:31

Não parece mover-se para uma lista onde o HSL pro PS vai oferecer a mesma política que a direita. E as outras listas da esquerda anti-resíduos de dinheiro público. Resta apenas desejar que a esquerda consegue unir muito à esquerda do PS (LGV anti entre muitas discordâncias com SolfériYes rua) da ANP através ecologistas diversas tendências. Incluindo aqueles que oferecem decadência verde.

Seb
Agosto 12, 2009 14:52

Não há necessidade de se acalmar, mas não há que LGV na vida. Deixe-me lembrá-lo que os comunistas, socialistas e verdes estão liderando a região por muitos anos e há um desacordo sobre certos aspectos todos os projetos são votados por todos os componentes da maioria.

Alguns Verdes elegeram como Jean Daniel apoiar este projecto LGV.

Haja uma lista independente do Grupo dos Verdes, por que não, já era o caso da última vez e todos acabaram na segunda rodada.

Quanto aos comunistas, se eles acham que seu futuro está com a ANP, mas não porque eu não tenho certeza que todo mundo está na linha aqui!

Oliv
Agosto 12, 2009 05:00

@ Patrick: Se o SP eo direito estão de acordo sobre o TGV, e that'sa coisa boa, você não pode comparar um programa político de um ponto e que a política prosseguida pela esquerda e direita é a mesma coisa.

A maioria de esquerda na Região conduziu uma política de bom durante o último mandato e do nível de orçamento, vimos que a linha ainda estava na oposição.

Precisamos de uma ampla coligação de esquerda em um programa que pode ter lugar se a primeira rodada, será o segundo a prosseguir a política conduzida por Jean-Paul Denanot embora possa haver áreas de desacordo com LGV.

William
Agosto 12, 2009 17:36

Sim, de fato, LGV Poitiers Limoges ainda valores muito proeminente no primeiro pacote ferroviário, com possibilidade de colocação em 2016/2017.

Outro evento importante deve ocorrer antes do final do ano, o plano da infra-estrutura ferroviária irá determinar os outros projetos para médio e longo prazo como a duplicação do TGV Paris-Lyon através do Centro e Auvergne, e também definição de um bar de leste a oeste faria a junção com o Poitiers LGV-Limoges (Projecto Transline). Também deve ser mobilizado para promover Ceui com os níveis mais altos!

Neste contexto, é claro, é muito importante para mobilizar apoio para o LGV Poitiers, Limoges tem uma chance real de ser algo diferente de um cabo entre o Limousin eo capital. Mesmo que a infra-estrutura proposta por RFF nas condições atuais já poderia fornecer o movimento transversal de transporte de passageiros (Limoges e Rennes-La Rochelle-Bordeaux).

No panorama nacional actual política, é claro que o linha-dura oposição ao projecto HSL Limoges Poitiers pode ter o efeito primário do adiamento do prazo para a entrada de Limousin na rede de linhas de alta velocidade: LGV lista de projetos à espera de execução é longa ... Eu não me vejo em Limousin, onde estradas será o único meio de comunicação de uma forma eficaz de ir para os quatro pontos cardeais!

Mobilizar o projecto HSL Limoges Poitiers acompanhada por um processo de defesa de um eixo transversal (leste-oeste) e eficientes linhas de serviço tributário para mim é a abordagem de verdade que podemos pragmaticamente contribuir para a integração efectiva dos sistemas ferroviários Limousin eficiente que servirá amanhã, quase todas as regiões europeias.

Por favor, você realmente quebrar a simetria do pró e anti, o que leva a desperdiçar tempo e energia para muitos povos de avançar para uma proposta abrangente para o desenvolvimento de transporte ferroviário no Limousin.

Seb
13 agosto, 2009 09:02

Você está certo William, é imperativo Transline sobre este projeto é um trilho questões importantes para a nossa região, além do LGV. Lamento que não havia mais pessoas na reunião para apresentar o projeto na região, mas perceber a presença de João Daniel, Conselheiro Regional e que mostra o apoio da comunidade para ele mesmo se para o momento em que a mobilização é principalmente sobre a LGV.

casa verde
14 de agosto de 2009 03:16

LGV não está em vigor para o futuro cammpagnes regional
(E na minha opinião, não seria capaz de fazer campanha apenas em "símbolos", embora haja diferenças de projetos globais)

seb disse: Alguns eleitos Verdes como Jean Daniel apoiar este projecto HSL.
João Daniel é mais verde por um tempo ;)

Seb
14 de agosto de 2009 15:46

Os socialistas terão de fornecer um lugar que ele quer manter o seu mandato. Quem vai fazer a maneira?

Boro
14 de agosto de 2009 04:31

Verdes se decidem montar uma lista separada do Partido Socialista anunciou a mobilização de forma mais clara emergentes.

Lembre-se de uma coisa caros colegas ambientalistas, a sua boa pontuação na última eleição, é devido à má gestão das eleições europeias pela SP local e nacional!

Mostrar o caminho para a esquerda, fazendo uma lista única para que você possa ter recursos e montar uma lista légétimité parallell apenas provar a sua boa fé e seu senso de que o interesse geral da Esquerda Unida , pluralista e unido!

beco sem saída
16 de agosto de 2009 23:39

Precisamos do monte verde uma lista independente nas eleições regionais! Este consenso da esquerda à direita sobre o LGV é insuportável para as pessoas à esquerda! Eu vi em 30 de junho em Limoges socilistes ativistas (convocada por e-mail) cheer Mr. Limousin (grande homem à esquerda) na reunião da RFF e esquerdistas whizzing oposição ao TGV, ou vamos ou ... ou melhor, Você é um?
Não são apenas os greens fazer essa luta contra este projeto de "estúpido" o seu grito de guerra, mas acima de tudo, eles devem apresentar alternativas para o TGV.
Muitos eleitores estão sendo deixados para cortar a ligação deste projecto (os eleitos estão alojados em assobios PS como Berneuil para Madame MP).
Nós precisamos do verde (e da ANP, o PC, ...) assumiu o caso porque os políticos não ouvem mais seus eleitores PS (que eu estava e eu nunca serei).
Vamos lutar para que a área é servida inteiramente a um custo menor por uma rede ferroviária eficiente que não seja incompatível com o abandono do TGV "ridículo"!
As eleições regionais será um grande encontro para o estabelecimento da esquerda social, ecológico e perto da população, é o PS (PS, em particular o nosso Breathless local) não é capaz de ser! O PS é actualmente local e nacional estragar tudo e que isso beneficia? Nicolas Sarkozy e seu governo. Temos de recuperar e devolver aos eleitores e deixar de apoiar este tipo de projeto! Conto com os Verdes e outros partidos de esquerda ... e pode ser eleito no PS nas sombras que pensam a mesma coisa, mas são esmagados pela administração local.
Juntos, vamos lutar!

Fab
17 de agosto de 2009 08:49

Eu francamente acredito que essa linha está subindo à cabeça de alguns! Não é justo que, na vida e eu também acho que a maioria é a favor!

Sabemos que sem o PS para a esquerda não pode existir acima e depois cuspir-lo ir depois da regional!

beco sem saída
17 de agosto de 2009 09:53

A reação dos Fab é muito característico do PS local ... Hoje

Não só ela é um tom muito agressivo e mais reflete uma mentalidade global do PS em nossa área. Não, eu não acho que este assunto deveria ser esquecido, porque ele mostra claramente que a actual governação das nossas comunidades locais. Não deve estar no centro das eleições regionais.

Na verdade, eu não cuspo no PS (eu tenho sido desde há muito militante e estou triste pelo que ele é), mas eu não adere mais a dois princípios:
- É bom e é importante para não nos contradizer ... LGV é ponto indispensável! E certamente não uma cabeça fora da linha!
- Você governa a região e é óbvio que ela irá durar por séculos e séculos, por isso, fazer aquilo que queremos, independentemente de opiniões contrárias (militantes do PS deixou o apito pobres tolos que queriam expressar em 30 de junho idéias contrárias ao HSL ou apresentam alternativas).

Bem, lamento, mas como você que eu penso e espero que o PS irá manter a área, mas também espero que os Verdes e os NPA irá Grignotte lugar para pensar os nossos funcionários eleitos!
Nota: não há dúvida em minha mente que a área cai para a direita ... Mas alguns funcionários eleitos no arquivo PS LGV são rápidos em ouvir que a UMP é pensar verde ....
Fab Finalmente, parar de insultar as pessoas e construir um projeto real esquerda ... LGV não use o formulário de Limoges Poitiers! Existem alternativas que melhor cmpte restrições orçamentais, o ambiente e ordenamento do território.

Fab
17 de agosto de 2009 10:16

Uma vez que não segui-lo gritar o insulto, eu te insultou? Confirmo o que escrevi, o TGV vai para a sua cabeça. Leia a entrevista com JP Denanot em Popu hoje. Partilho a sua opinião sobre a posição dos Verdes.

Você está LGV é central para a política agora? Claro que não. Eu compreendo a sua luta, embora eu sou contra isso. Os franceses têm outras preocupações como o desemprego, poder aquisitivo, educação. A maioria da esquerda (Verdes-PC-PS ...) têm trabalhado bem em conjunto sobre estes temas e outros em plena conformidade.

Por que fazer uma questão de LGV discórdia geral? Existe uma divergência, mas eu certamente não estou certo de outras partes de esquerda estão ansiosos para fazer campanha apenas sobre este tema.

beco sem saída
17 de agosto de 2009 13:30

Foi café forte! A carta enviada aos militantes PS Limoges incitação insulto 30 de junho próximos adversários do TGV é uma realidade!

Sim, o TGV é um tema central, eu sou um professor em Limoges falta de meios está em um estado deplorável cons ... a Região vai gastar cerca de 170 milhões de euros para TGV ... é, portanto, central. As finanças do governo local será fechado por este projecto, temos de dizer às pessoas! A campanha também está oferecendo uma escolha diferente ... especialmente em tempos de crise.
Devemos expor isso como o verde e convence o PS há outras opções!
A agressividade do actual PS é palpável ... três eleições presidenciais perdidas, sem rumo credível, políticos locais mais velhos e menos e menos para as pessoas ... e muito mais!
Não puxe o PS, mas o Sr. Rodet TGV faz este truque político e todo mundo segue!

beco sem saída
17 de agosto de 2009 13:38

artigo Fab você menciona o popular ... é preciso dizer que o custo para o Limousin é realmente 1300000000 € em 2005 ... mas o que corresponderá a cerca de 2 bilhões em 2016 (excluindo os custos relacionados com a região, incluindo modernização de ESTs, a fim de transmitir o TGV).
Nesse álbum, não há mais perto de uma mentira ... Eu dou os números são os da RFF ...
Manipular a população ... nós temos a maioria assim porque interfere?

Fab
17 de agosto de 2009 13:44

A carta enviada aos militantes socialistas não tinham a intenção de insultar a incentivar os opositores do LGV Então pare de mentiras e calúnias a sua! Os opositores da linha estão se mobilizando por que não outros?

Seu exemplo é bastante revelador de sua individualidade. Sua escola está em um estado deplorável! Como muitos colégios na região at'elle renovado durante o seu mandato?

Se você programa apenas para o Polt regional tão bem, vamos perder!

beco sem saída
17 de agosto de 2009 14:19

Meu programa ??????? Qual ?????
Eu não sou um político, mas um cidadão e vai votar para o programa que é certo para mim (no lado esquerdo ... o que obviamente não quer que o modem, como o Sr. Peillon!).

Individualista?? Quem SERC LGV? Verifique nas regiões que são servidos os bilhetes! Deve também deixar de falar sobre o horror ... Polt como o PS teve de colocar em sua última programmme regional!
Views're uma parte de pessoas que acreditam que todos são obrigados a lechher botas a um partido político ... e não! Obtenha seu PS sim sim sim e assistir alguns Limousin vida!

Fab
17 de agosto de 2009 15:09

É normal que o preço de um bilhete de comboio é mais do que um TER.

O Polt não é um horror, mas um projeto abandonado pelo Estado. Se o partido teve no Polt projeto regional que ele põe no lugar do TGV seria pior do que a demagogia.

beco sem saída
Agosto 17, 2009 03:29

Sério? Um projeto útil para o PS torna-se o mais recente demagogo regional para o ... este é um novo e consistente!

Bravo, é melhor ficar lá, porque eles não são contradições, mas mais absurdos que sejam emitidos, eu não estou acostumado com o debate a este nível, me desculpe, juntar as suas tropas e continuam a fazer-nos ir para cons. Isso não vai durar muito tempo!

Cada nível de doutrinação!

Fab
17 de agosto de 2009 16:11

Situações de mudança e é certo que hoje governa, deve fazer com ele.

Boro
17 de agosto de 2009 05:02

Sim, mas o TGV é um projecto apoiado pela esquerda para o local!

O desenvolvimento dos transportes não-poluentes é um projecto apoiado por todo o povo nos últimos presidencial

Grenelle Ambiente e cavalos também são as batalhas em que todo mundo está montado.
O PB é que o campo é aproximadamente a mesma coisa, todo mundo está de triagem, para toda a gente está andando, todo mundo é para o trânsito, todos os mundo para o desenvolvimento sustentável ... mas como? quantos estão dispostos a fazer sacrifícios que estão relacionados com a melhoria do todo? Ben finalmente pouco!

Atualmente todos vocês me fazem rir! As pessoas que estão completamente para aqueles que não será afectada por desvantagens de um projeto como este!
As pessoas que são completamente contra os opositores políticos (os ambientalistas foram os primeiros a saudar o desenvolvimento do transporte féroviaire) ou pessoas que estão com medo até de afectar a sua qualidade de vida, em última instância.

Prós e contras que eu vejo em seu discurso que a argumentação mal amarrado me sugerem que a expressão dos interesses individualistas.

beco sem saída
18:36 17 agosto de 2009

Sério? Argumentos mal amarrado para o adversário, vamos para as reuniões em todo o norte do departamento e ouvimos falar ...

Quanto ao desenvolvimento sustentável e ecologia ... essa linha é um disparate. Vai destruir os territórios, dada a estrutura da paisagem construída e, a parte das explorações agrícolas (cerca de orgânicos estão em causa), para a circulação dos comboios, sem carga ou o desenvolvimento sustentável é essencialmente o transporte de mercadorias ... e eu 'na senha. O desenvolvimento sustentável não passa pelo ganho de uma hora e meia para chegar a Paris, mas com uma rede mais densa Ntional ... mas também localmente! O futuro não passa certainenement um movimento rápido, mas pela criação de desenvolvimento económico e social. Nossa economia é essencialmente um dos serviços (terciário), que exige muito menos movimento físico.

Eu sou um adversário da linha, mas não no transporte ferroviário moderno ... há uma grande diferença. Alternativas existem projetos que preservem o meio ambiente e desenvolver o transporte ferroviário ... exemplo, por que não atualizar a linha histórica para servir a região Norte e eletrificar Limoges Poitiers para servir o norte do HV. Na verdade o tempo guardado não é o mesmo, mas em termos de planeamento ...

Finalmente, você dá aula ... Se você soube que era uma linha LGV dentro de 100m da casa quando se mora em um belo cenário ... você pode biensur para LGV!

Pare um pouco de palestras, o TGV é essencialmente um golpe político dos nossos funcionários eleitos. O artigo do Dr. Denanot hoje mostra a linha entre o constrangimento ... que vai crescer a nível regional como alternativas credíveis existe!

Limousin vai pagar caro, em termos econômicos a nota (210 milhões investidos com um orçamento anual de 470 milhões regional), mas também política ecológica (esquerda relativamente suave até agora será dividida nesta eleição). LGV não valia a pena!

Temos de agir antes que qualquer dano foi feito, dando a todos ao redor da mesa. Falo, naturalmente, as pessoas deixaram, porque o direito eo governo local está esfregando as mãos!

cidadão irritado
17 de agosto de 2009 10:24

A incompreensível projeto ...

Il est un fait que mettre plus de 2h30 pour aller de Poitiers à Limoges en train est excessif.
Un petit tour sur le site Internet de la SNCF permet aisément de constater que dans notre pays les TER et autres trains Corail mettent en moyenne 1h pour parcourir 100 km. Pour les 120 km séparant les deux villes, un simple calcul nous donne une durée moyenne de 1h et 12mn.
Dans cette affaire de TGV, que veut-on ?
- si l'on veut rapprocher Limoges de Poitiers, commençons par rénover la ligne existante pour réaliser les mêmes performances que partout ailleurs. Nous serons très loin d'un investissement dont le montant est exorbitant : de 1.3 milliards d'Euros à 1.7 voire 2 milliards d'Euros comme on peut le lire dans la presse (mal informée ?)
- si l'on veut rapprocher Limoges de Paris, alors il faut exiger plus d'un train direct par jour, comme il est prévu dans le projet actuel. On ne construit pas une ligne TGV pour un tel flux !
Dans un pays dont la dette se creuse tous les jours à la vitesse d'un TGV, la responsabilité des politiques est de veiller à une saine dépense de l'argent public. Celà commence par des objectifs clairement identifiés et des projets qui y répondent.
Et puis, par pitié, quand on dévaste 120 km de campagne et d'habitat péri-urbain, on a la pudeur de ne pas parler de « Grenelle de l'Environnement »…

beco sem saída
18 août 2009 08:16

Des citoyens en colère comme toi…il risque d'y en avoir aux régionales! EN effet, la gestion de ce dossier par nos politiques locaux est lamentable!

Hier, M Denanot a signé le financement dde la LV en tordant du nez…pourquoi l'a t'il fait alors???

Effectivement le pro lgv s'appuient sur le grenelle de l'environnement…grande supercherie organisée par Sarkosy pour se donner une conscience verte! Comment peut-on être d'aussi mauvaise fois si ce n'est quand on n'a pas de réels arguments.

Ensemble, nous ferons reculer ce projet et surtout informer les gens sur les couts, les dégats environnementaux et les inepsi en matière d'aménagement du territoire.

Notre cause est juste, la preuve est la minceur des arguments des pro lgv…si ce n'est comme l'a dit M Denanot : »il faut le TGV à limoges »!

Fab
18 août 2009 08:27

On ne peut pas entendre ce que l'on écoute pas !

Guillaume
18 août 2009 09:24

Il faut savoir que la ligne classique TER Limoges Poitiers a une longueur de 139 km. Sa modernisation décidée conjointement par les régions Poitou Charentes et Limousin permettra de réduire de façon substantielle les temps de parcours d'environ 30 minutes. Après rénovation la ligne permettra des vitesses de 140 km/h sur l'essentiel du parcours, néamoins de nombreuses sections resteront limitées à 80 km/h. Si l'on voulait doubler la ligne, augmenter davantage la vitess, en rectifier les courbes… il faudra investir des sommes bien plus importantes avec un impact écologique qui sera loin d'être négligeable s'il faut en certain point créer une nouvelle plateforme : je pense aux secteurs de Bellac et de Vaulry. C'est pour cela que dans le rapport nuisance/coût/performance la réalisation d'une ligne nouvelle m'apparait comme la meilleure solution surtout dans une région où nous manquons de liaisons transversales performantes.

En terme de dessertes le projet présenté par RFF est loin d'être négligeable car il permettra chaque jour de faire circuler différents trains :
- 1 Aller/retour Limoges-Paris sans arrêt en 1h50
- 9 Aller/retour Brive-Paris avec arrêts à Limoges et Poitiers (temps de parcours entre Limoges et PAris : 2h) – certaines circulations prolongées à Cahors
- 2 Aller/retour de TGV Intersecteurs dont un Brive-Strasbourg et un Brive Lille avec arrêts à Limoges, Poitiers, St Pierre des Corps, Massy, Chessy, Aéroport Charles de Gaulle…

Au delà du projet de RFF, l'assocition ALTRO dans laquelle je milite propose aussi de faire circuler sur cette même ligne des Trains Rapides Inter Agglomération (TRIA) qui pourraient assurer des dessertes tels que Limoges-Rennes, Limoges-Bordeaux, Limoges-La Rochelle en assurant des arrêts dans les agglomérations traversées. Des réunions se déroulent depuis juin autour de ce projet et a déjà permis de réunir un grand nombre d'agglomération mobilisés autour du projet Transline de Lyon à Rennes.

Tout ceci pour dire que la réalisation de la LGV Limoges Poitiers pourra être bien plus qu'un simple lien qu'avec Paris et que le Limousin a aussi besoin d'une amélioration importante de ces relations ferroviaires y compris sur le plan transversal.

Boro
18 août 2009 10:25

@ pat O ui des arguments mal ficelés ! je persiste !
Nous verrons combien s'opposerons encore au projet quand le trajet final aura été défini.

Couper des terrains en deux ? Les limites d'un terrain sont établies par l'homme et environnementalement ça n'a pas d'impact de la rediviser.

De surcroit je ne pense pas que le tgv empèche les légumes de pousser biologiquement !

Pour le transport des marchandises je suis totalement d'accord avec toi, c'est pour cela que je soutiens un projet de lgv pertinent qui prenne en compte le projet transline est ouest et un projet nord sur européen !

En ce qui concerne mon cas j'habite précisemment dans le nord de la haute vienne et ma commune est impactée par 7 tracés potentiels et ma maison serait rayée de la carte dans deux de ces 7 tracés alors qu'elle n'a été construite il n'ya que deux ans. Alors oui je suis moralisateur mais j'ai les moyens de l'être !!!

Quand à privilégier une ligne qui date du 19ème siècle et qui même améliorée atteindra vite ses limites je ne vois pas l'intérêt et l'avancée. Ligne polluante ne l'oublions pas!

Donc je suis pour la LGV,mais pour un projet pertinent et concerté qui prenne TOUT les paramètres en comptes !
Surtout je suis pour limiter l'impact pour les gens et pour les territoires.
Personnellement je suis aussi pour des dédommagement à hauteur des préjudices causés et pas seulement au prix du marché. Il se situe là le combats pas au niveau de l'entrave du progrès.

Quant à tes derniers paragraphes je suis complètement d'accord avec toi, la gauche doit faire front sur tous les projets qui la réunis ; il ya plusieurs partis il est donc normal qu'il y ai des désaccords, il faut l'accepter c'est tout.
Pour une grande table ronde je suis également d'accord, ce projet manque à l'évidence de concertation et de communication et beaucoup trop de désinformation circule. Il faut donc remettre les points sur les « i » en actant que de toute façon ce projet demeure avant tout un projet gouvernemental et que si la droite locale s'en frotte les mains le gvmt lui, s'en lave les mains !

Christian
18 août 2009 12:11

@Guillaume,
RFF a été clair sur les études de projet LGV Limoges-Poitiers. Il ne peut revenir sur le cahier des charges défini de ces études. Il s'agit d'une ligne voyageurs qui ne pourra être adaptable à une LGV transversale forcément à double voie, et structuré pour permettre le fret ferroviaire.
Il faut donc arrêter de tromper tout le monde en donnant l'illusion qu'il est un troncon d'une future transversale.

Non seulement ce barreau n'est pas un troncon de transversal, mais pire, il concurrence tout véritable projet pertinent de transversale ( exemple : optimisation de la ligne actuelle Bordeaux – Lyon, ou Nantes – Lyon)
Le but de ce barreau est de détourner le million de voyageurs/an qui empruntent les lignes existantes (POLT et TER Limoges-Poitiers) vers la LGV Sud Atlantique afin d'attirer les investisseurs privés par une meilleure rentabilité de la gestion de cette ligne.

L'effet pervers, est que ce détournement prive les lignes existantes d'une partie importante d'entrées financières, et donc alourdir les charges des collectivités territoriales pour assurer la gestion de ces lignes.

La ligne TER Limoges-Poitiers après les travaux mettra Poitiers à 1h 35 de Limoges. Des travaux supplémentaires de signalisation pourraient permettrent de gagner encore un bon quart d'heure.

Les avantages de privilégier l'optimisation des lignes existantes sur la réalisation de nouvelles lignes sont nombreux :
- moins il ya de lignes à entretenir moins cher est le prix d'entretien de ces lignes.
- moins il ya de lignes plus elles sont rentables.
- le réseau actuel mérite une remise en état, et il est préférable d'entretenir ce qui existe déjà avant d'entreprendre de nouvelles infrastructures.
- passer de 200 km/h et 300 km/h multiplie par 4 les besoins énergétiques, il est donc préférable pour limiter la consommation d'énergie de limiter les vitesses des trains.
Rouler à 200 km/h ne nécessite ni TGV, ni LGV.

Dépenser près de 2 milliards euros pour un barreau LGV de 125 km est une aberration dans une période de déficit public croissant (aujourd'hui 7,5% du PIB)Tout l'investissement public devrait être optimisé vers la production de richesses, et l'économie des dépenses superflues.

Christian
18 août 2009 13:25

@Boro,
« Il se situe là le combat, pas au niveau de l'entrave du progrès. »
C'est quoi le progrès ?
La définition du progrès est elle un dogme, ou bien un objet de questionnement et donc de dialogue entre tous, de compromis vers lequel tendre continuellement ?
Je n'ai pas la même notion du bonheur que toi, c'est sûr !

Vouloir transporter et se transporter toujours plus vite, sur toujours plus de grandes distances est ce le progrès ?
est ce vouloir le bonheur accessible pour tous ? Est ce grandir en humanité, en équité, en créativité, en solidarité ?

L'humanité est confrontée aujourd'hui à deux exigences clairement discernées :
- celui des limitations d'émission de CO 2 afin de laisser une chance de vie aux générations futures.
- celui des limitations des réserves énergétiques : 40 ans d'hydrocarbures, 50 ans d'uranium, 60 ans de gaz, et 150 ans de charbon ( à raison de la consommation 2008)
Le secteur le plus boulimique en énergie et le plus polluant est le transport.

Deux possibilités pour l'humanité :
- se libérer des contraintes de transport
- optimiser au maximum la consommation des moyens de transport.

Pourquoi chercher au loin, son bonheur quand il est accessible à proximité ?

L'erreur consiste à vouloir optimiser pour réduire la consommation des moyens de transport dans le but d'augmenter notre dépendance aux moyens de transport : aller toujours plus vite, toujours plus loin.
Pouvoir limiter la consommation des trains, c'est bien, mais à condition de ne pas consommer plus d'énergie à vouloir aller à 320 km/h qu'à 200 km/h.

L'impératif premier est de changer nos modes de vie :
- réduire jusqu'à se libérer des voyages
- réduire jusqu'à se libérer des transports de marchandises.

Il s'agit donc d'une mutation radicale de l'aménagement du territoire, du système de distribution des marchandises qui rapproche le plus possible le producteur du consommateur, le lieu de production du lieu de consommation, et d'une mutation radicale de nos échanges : d'une boulimie sans limite de biens, vers un désir de liens inter-humains.

Le progrès tel que définit à la fin du deuxième millénaire n'a pas résolu la question du bonheur pour tous.
Une chose est sûr, c'est que cette définition du progrès, si elle continue d'être recherché et appliqué remet en question jusqu'à la survie de l'espèce humaine.

L'exigence des limites des réserves énergétiques oblige à optimiser au maximum la gestion des infrastructures existantes, donc avoir à coeur d'entretenir le réseau actuel plutôt que de se lancer dans de nouvelle réalisation couteuse en énergie, alors même que nos sociétés n'arrivent même pas entretenir ce qui existe déjà.

Le progrès : une question de bon sens, plutôt que de désir désordonné et aveugle.

Guillaume
18 août 2009 13:57

@Christian

En réalité l'optimisation de la ligne Bordeaux Lyon se poursuit… Suppression du point de rebroussement de St Germain des Fossées déjà effectif, suppression du point de rebroussement de St Sulpice Laurière prévu puis l'augmentation substantielle de la ligne entre Limoges et Guéret. Cependant pour obtenir le report modale il faudra imaginer d'autres types d'infrastructures. Oui il serait facile de moderniser par exemple des tronçons entre Coutras et Périgueux pour les porter à 200 km/h par l'électrification. Entre St Sulpice et Gannat par exemple, de simples améliorations de la ligne ne suffiront pour obtenir une liaison performante en raison des ouvrages d'art et du parcours très sinueux d'où le projet Transline

RFF a reçu mandat dans les réunions de ne parler que du projet initial tel qu'il a été décidé par le gouvernement au c'est pourquoi ils ne disent rien d'autre. Pour que le discours change il faut qu'il y ait une avancé significative autour du projet Transline : du genre inscription du barreau central (Limoges-Montluçon-Gannat) dans le schéma des infrastructures nationales de transport.

Même si les membres d'ALTRO revendiquent la mise à deux voies de la ligne Limoges Poitiers et son adaptation dés maintenant pour le Fret on ne peut pas dire non plus que cette ligne dans la version RFF ne pourra techniquement recevoir que les trains Limoges-Paris et condamnera complètement l'avenir. Les études laissent entrevoir que les possibilités de circulations seront de l'ordre de 50 à 60 circulations par jour ce qui peut laissé la place à d'autres types de trafics comme les Limoges-Rennes. Dans le cadre de Transline, il restera toutefois une autre possibilité pour le trafic fret en le faisant transiter sur le futur axe Limoges-Angoulême ou Périgueux pour gagner Bordeaux et la façade atlantique.

De mon point de vue les économies devraient plutôt se porter sur les infrastructures routières et aéroportuaires plus polluantes. Les investissements en matière ferroviaire doivent être privilégiés surtout dans des régions comme la notre plutôt mal pourvue. Il reste que je suis d'accord pour dire que les efforts de l'Etat sont très insuffisant et que les régions du Massif Central supporteront difficilement une accumulation d'investissements lourds pour réaliser leur désenclavement ferroviaire.

L'abandon du projet LGV Limoges Poitiers risque de retarder encore pour plusieurs années l'entrée du Limousin dans la grande vitesse ferroviaire. On peut certe améliorer l'axe POLT, mais les investissement de l'Etat, dans les circonstances actuelles se tourneront essentiellement vers les autres Grands projets. L'amélioration de l'axe classique Lyon Nantes ne se substituera pas en terme de performances aux TGV intersecteurs qui transit déjà par Massy pour relier ces deux villes et le Limousin aura beaucoup plus de mal à mobiliser les acteurs pour obtenir un désenclavement Est-Ouest qui soit au niveau des autres régions.

beco sem saída
18 août 2009 14:58

Boro, ta réponse est très interessante …nos points de vue se rejoignent sans que tu en soit réellement conscient…

En effet, si tu es impacté directement par cette ligne, tu as une certaine chance car RFF t'indemnsera point. Pour ma part, 5 tracés passent près de chez moi (et non sur ma maison) et la…RFF ne prevoit rien au dela de 25 m comme ils l'ont dit à Limoges le 30 juin. De plus, si tu habites le Nord du départment une LGV dans la vallée de la glaeuil ou dans la forêt de Thouron…si tu ne vois pas l'imapct écologique! Nous n'avons par contre pas la même vision de la préservation de l'environnement.

Ce qui nous relie par contre, c'est le fait que ce projet sucite trop d'interrogations, de débats stériles, de mensonges des 2 côtés et que dans une démocratie ceci ne peut pas durer ainsi. Nos politiques font les autruches et ne communiquent que sur l'avancée du projet et ne relancent pas une vraie concertation.

Il faut remettre ce dossier sur la table car il est mal ficelé! Les discussions sur ce site en sont la preuve!

Boro
18 août 2009 17:04

@pat : concernant ce sur quoi nous sommes d'accord, je ne relance pas puisque nous sommes d'accord ;) (ce qui ne signifie pas que nous ayons raison mais bref lol)

en ce qui concerne l'impact environnemental il doit être une priorité dans ce projet tout comme l'impact humain et tout doit être mis en oeuvre pour faire le moins de dégats possible. Mais c le cas pour toute infrastructure, du montage d'un barbecue chez un particulier jusqu'à l'étude d'un tracé d'une ligne ferroviaire (gde vitesse ou non).

J'ai dis que deux tracés faisaient disparaitre ma maison il en reste donc 5 qui ne passent vraiment pas loin et ça ne m'enchante guère, mais je suis conscient que si aujourd'hui la pertinence de ce projet peut être mise en cause, un développement du trafic ferroviaire passe de fait pas l'installation en limousin d'une ligne gde vitesse. C'est un axe principal et je souhaite que le train soit privilégié comme voie de transport plutot que la voiture ou l'avion. Or l'axe limoges poitiers existant a déjà été amélioré au maximum et à moins de couper les virages et de faire péter les monts de blond ce ne sera jamais une grande voie de liaison.

Alors oui ça me fait chier qu'un train passe dans les près à côté de chez moi, mais si ça permet à terme de le substituer à la voiture alors il n'ya pas photo.

L'environnement n'est pas uniquement la préservation des normes humaines pour la survie de l'homme. Pour moi ce n'est pas parceque quelque chose est laid que ce n'en est pas meilleur pour l'environnement pour autant! Regarde les éoliennes, les panneaaux solaires, … c'est pas beau ça « pollue » un paysage, et pourtant c'est bien moins naucifs pour la nature

beco sem saída
18 août 2009 21:43

boro, je crois qu'il faut voir le développemet durable de façon plus large.
Les déplacements des personnes passent effectivement par le ferrovière mais pourquoi faire des dégats environnementaux pour gagner 1/2 heure?
Je suis persuadé que l'avenir c'est redéployer un réel réseau ferrovière avec des dessertes locales efficaces et des réseau nationaux et europeens qui maillent réellement le territoire.
Or, si tu a assisté aux réunions organisées par RFF, il est clair( et M Rousseau ne s'en cachait pas) que le but de cette LGV c'est d'abord la desserte de Limoges vers le réseau GV européen sans se préoccuper de l'aménagement du territoire local!
On marche donc sur la tête…si je soutiens le POLT ou la liaison par la région centre c'est pour ceci entre autre. Aller à Paris par Poitiers n'est pas naturel donc va contribuer à enclaver encore plus certains territoire (comme la creuse) donc ne transferera pas le routier vers le rail.
Il ya biensur d'autres arguments mais de grace…le développement durable c'est d'abord avoir une vision durable.
Si le POLT passait à côté de ma maison, je serais évidemment pas content mais je ne lutterais pas contre le projet.

Pour finir, le politiques locaux n'ont toujours pas pris ceci en considération et la discorde va monter jusqu'aux régionales…c'est la gauche unie qui va en patir. Je ne comprends pas le PS dans ce dossier, c'est tout!

Dionysos
18 août 2009 21:55

@Guillaume: Le problème, c'est que le tronçon GV Angoulême – Limoges, il n'existera jamais si on construit le barreau Limoges – Poitiers car il n'a aucune rentabilité socio-économique.

On va reconstruire un Bordeaux- Lyon GV avec autant de rebroussements qu'aujourd'hui sur la ligne classique.

Quel intérêt?

Arrêtons le massacre et repenchons -nous sur l'itinéraire sud, moins impactant sur le foncier et plus fonctionnel et en plus moins cher!!!

Boro
19 août 2009 08:50

je vois en ce projet une avancée à long terme puisque à lui seul le progrès qu'il engendre n'est que tout relatif (1/2heure de moins pour aller à paris).

en revanche s'il s'intègre aux projets tels que altro, projet européen nord sud, nous pourrons d'ici quelques années (10-20ans) accéder au centre de l'europe (bruxelles strasbourg) et au sud (espagne portugal) en quelques heures. Elle est là l'avancée majeure.
Limoges a aujourd'hui l'opportunité de devenir un carrefour européen demain. je comprends que l'on saisisse cette opportunité.

Après il ne faudra pas, comme tu le signales, abandonner les réseaux secondaires.
La ligne LGV sera un axe principal, d'autres axes secondaires devront se développer en parallèle afin de mailler le territoire pertinemment. Exactemment de la même façon que des départementales rejoignent les nationales et que les nationales rejoignent les autoroutes.

beco sem saída
19 août 2009 09:08

Boro, que não levam em conta um factor importante ... é a abertura ao transporte ferroviário privado.
Seu "belas palavras" pouco questionáveis, não são de todo no coração do problema da RFF. LGV como foi apresentada deve ser rentável, e todo o tráfego local será organizada em torno dela e para ela. O conceito de desenvolvimento local é, portanto, completamente abandonado este projeto. Simplesmente pelo motivo que expliquei antes: ir para Paris Poitiers não é o caminho normal. O Polt sim poderia ser um forte eixo em torno do qual se desenvolverá naturalmente uma rede.
Ele sempre volta ao mesmo esta associação é um absurdo em muitos níveis.
O GV sim, mas não a todo o custo e ao contrário ampliar sustentável.

Boro
Agosto 19, 2009 10:33

A abertura para o privado, eu não admiti-lo e sabemos que a região pode influenciar o transporte ferroviário eminentes como um financiador e através de que o desenvolvimento de uma linha particular. Estes são os financiadores para garantir que ele vai voltar de desenvolvimento territorial e de compensação territorial.

Quando o Polt, você está certo também poderia desempenhar o papel de eixo central, se o LGV não foi feito, mas ele ainda faz uma nova linha. A principal desvantagem e que esta solução é local e de curto prazo, pois a linha passava todo o tempo por europeus, em vez de Limoges e de Clermont altro também pode crescer menos do que o esperado no território com tecnologias ultrapassadas. Teríamos, portanto, mais uma vez ferido e fechados, especialmente os de massa central seria servido.

Quanto ao desenvolvimento sustentável, mais uma vez o impacto é praticamente zero! Não confunda qualidade de vida eo desenvolvimento sustentável. O TGV não polui Polt contrário.

Dionísio
Agosto 19, 2009 24:21

"O TGV não poluem Polt ao contrário."

Enquanto isso, ele deve explicar porque a carga de materiais perigosos e passará Polt (você quer de carga, existe um que irá recuperar !!!), e nós construímos uma LGV onde, obviamente, os poluentes são apenas os usuários de sanitários de resíduos TGV ®.

Obviamente a voar sem asas não voam, então ela é surda! ;)

beco sem saída
Agosto 19, 2009 14:16

Boro. ... Na verdade está faltando elementos ...:
- Em primeiro lugar, a ferrovia vai ser aberto à concorrência, o que explica a busca de novos rentável Paris Bordeaux com os passageiros chegados de Limoges. Caso contrário, por um comboio directo??
- Em segundo lugar, a linha não está abandonado, mas Polt utilizados para carga como RFF quer se separar de sua rede de passageiros e mercadorias, a fim de "vender" as duas redes separadamente. Sr. Rousseau (RFF), não escondê-lo. Polt suporte é também impedir a privatização da rede ferroviária.
- Se para você, vales cortados, por meio de zonas húmidas, parte da propriedade agrícola, a deslocar espécies, transformando a paisagem ondulante ... isto não é um ataque sobre a ecologia eo desenvolvimento sustentável ... fizemos Na verdade não o mesmo ponto de vista!

Boro
Agosto 19, 2009 3:29

para o seu primeiro argumento vou cooncède eles são justos para a maioria, mas o que você pode fazer? Ainda assim, a menos que nunca a Polt permitir aos viajantes que vão para Paris em breve, mas não abra diretamente para os territórios Limousin outros. LGV abre múltiplas perspectivas.
O importante é que, na história de Limoges, em Limoges e, finalmente, aberto todo o país e no resto da Europa.

Para o seu argumento qualquer nova infra-estrutura gera poluição e Polt necessária a construção da linha, incluindo EXISTENTES explodir algumas das montanhas da loira a arrancar. Também exige o estabelecimento de forma Vincou e destruição de zonas húmidas também. muitos obstáculos que precisam ser contornados antes teria de ser alterado (casa, perto, morros, ...). Seja com o Polt ou LGV, faixas hoje são mais retas possíveis. Raspar a espécie é um argumento falso, porque depois de ter crescido perto da natureza, eu posso te dizer que o ecossistema se encaixam, como a fauna a flora aproxima mais e mais homens e um ruído regular, não assustam mais de um ramo que quebra na floresta. Percentagem de propriedades agrícolas?? Eu não vejo nenhum problema se os agricultores estão devidamente compensados (c-me a este nível encontra-se o debate e as negociações).

A verdade é que se amanhã LGV é descartado pode ser desmontado e não terá qualquer impacto sobre o meio ambiente com uma linha de clássicos como haverá Polt décadas excrementos de combustível de exploração que irremediavelmente ajudou a destruir o planeta um pouco mais a cada dia.

Enquanto espera por aviões de painéis solares que exigem pouca infra-estrutura, o TGV é o deslocamento, a limpeza fora do nosso bezerros.

beco sem saída
Agosto 19, 2009 03:42

Em seguida, o Boro! É excelente! Independentemente de destruir fazendas, se forem bem remunerados! Stop, é bom, eu entendo sua lógica.

PS: Polt não passar pelo Monte Louro ... Polt = Paris Orleans Limoges Toulouse. Finalmente, como é obrigado a passar por Poitiers para ir para Paris, talvez os adeptos de LGV são Polt atravessar as montanhas do Louro!

Temos de parar seu último post é repugnante, principalmente sobre o meio ambiente. Não importa quando o ecossistema irá adaptá-lo:
- rejettons dans la nature nos déchets
- les déchets nucléaires enfouis
- monsanto ministre de l'environnement…

Effectivement la, ce n'est plus discutable pour moi! Et dire que ton premier message me répondant commencait par: »des arguments mal ficelés »! Bravo!

Boro
19 août 2009 16:54

et voilà! l'extrémisme écolo sort de son bois ;)

culturas agrícolas querida pat em nenhuma maneira natural, é a exploração da natureza pelo homem se move tão totalmente superficial um milharal de algumas dezenas de metros n'impact qualquer natureza. É apenas um pouco menos agradável para os padrões de alguns homens. (As vacas gostam de ver os comboios passar pb)

Quando as montanhas de ouro do amigo, eles começaram bem antes das colinas grande que você vê e as colinas que seguem vão vantagem Bellac destas montanhas. Atualmente, a costa eles vão para cima e para baixo, ou então ignorado, porque o comboio faixas datam do século 19. O Polt como LGV precisa de uma rota otimizada reduzindo as barreiras (straights e os desembolsos, tanto quanto possível) e explodir muitas das pedras para obter o Polt.
Para cada projeto de suas desvantagens.

Qd a sua extrapolação dos meus argumentos é que ele demonstra a sua má-fé e sua falta de aguments me responda! Eu mencionei os resíduos nucleares, ogm, ou triagem? não, então eu não preciso passar por um grande louco ruim que seu ambiente

beco sem saída
Agosto 19, 2009 17:36

Eco-extremista?? Fui chamado de muitas coisas, mas é bom!

Assim, você só falou de fácil adaptação ao ecossistema ... assim laiison com OGM, os resíduos nucleares ... o tipo de cobertura e voila, ele se adaptou!

Por outro lado, a sua resposta sobre a privatização do transporte ferroviário não é ruim ... "é assim! Pessoalmente, estou à esquerda e não estou satisfeito com essa resposta.

Eu posso ser um extremista verde (quando digo isso com alguns amigos, eles vão rir!) Mas eu não aceito que qualquer empresa que quer liderar o mercado sem se preocupar com as pessoas (fora os stalinistas do mato ...).

Creio que você se registrar também em consonância com o PS actual:
- A aceitação do mercado.
- Quem acredita que a ecologia é marginal (leva apenas compensar os agricultores).
- Após as decisões do partido (mesmo que seja catastrófico).
Não é um declínio, mas você é o fim da esquerda.

pessoas Boa sorte, realmente quem tem ideias ambientalistas são extremistas e aqueles privatização s'pposent verde dos serviços públicos (objetivo principal deste LGV) são stalinistas.

Para finalizar os olhos de uma socialite bom e velho (que foi recentemente) eu me tornei um eco extremistas stalinista! Keep it up, acho que seria a hora certa! E que não me faça rir!

Boro
20 de agosto de 2009 09:39

Então esses são seus argumentos apenas contra LGV?

A oposição do Partido Socialista?

beco sem saída
20 de agosto de 2009 11:13

Meu único argumento?? Eu não tenho mágoa, mas acho que é difícil de expô-los a pessoas que fazem qu'invectiver, crítica e, especialmente, se superior.

O PS, que foi atacado? E por quê? O único partido de esquerda capaz de governar lágrima outro, longe da população, quer se aliar com a direita (modem) ... É especialmente nada a dizer!
O caso do TGV é uma prova, um funcionário do local responderam me afeta uma de minhas cartas alegou como craps nos chamando de caipira!

Este não é o PS que estou atacando é a esquerda que não podemos contar mais.

Lulu
20 de agosto de 2009 11:33

E se você nos dizer exatamente o conteúdo da resposta do influente político local pode ser julgado por nós mesmos!

Boro
20 de agosto de 2009 12:43

pat não discutir sobre o mérito, você não faz nada, mas criticar e insultar ...

Au niveau local du PS tout se passe bien mieux qu'au national, et n'oublie pas que ce projet dépasse largement les clivages politiques.
Pour ce qui est d'une alliance avec le modem faut il te rappeler que le PS l'a rejeté massivement lors de son dernier congrès !?!

d'accord avec lulu, donne nous l'occas de juger le réponse de cet élu local (qui a qd même pris la peine de te répondre pour un projet dont il n'est pas responsable puisque rappelons le ce projet est gouvernemental)

Simplement, si tu en as vraiment assez des élus locaux, tu prends TA responsabilité et tu te présentes aux prochaines élections si tu penses pouvoir faire mieux.

beco sem saída
20 août 2009 19:41

Ah bon, je critique et j'invective???

Je ne me sens pas supérieur aux élus locaux, cependant vous pouvez accepter que des gens de gauche (ex PS) soient déçus des méthodes employées par le PS sur ce dossier (je ne reviens pas sur la lettre envoyée aux militants pour la réunion du 30 juin de RFF).
Le PS doit justement pas voir la critique mais tenir compte qu'une partie de la gauche locale ne supporte plus cette façon d'agir sans tenir compte de l'avis des gens . Le 30 juin , un conseiller municipal PR (pour ne pas le citer) a passé toute la réunion à invectiver tous ceux qui voulaient donner une opinion contraire ou même mettre un bémol au projet (tout ceci sous l'oeil bienveillant de Monsieur ROdet signata!).

Boro
21 août 2009 10:13

De quelles méthodes parles tu exactement ?

Bon nombre de militants du PS voient en la LGV un progrès. Je ne vois pas le mal qu'il yaa participer à une réunion pour s'informer et défendre son point de vue.

J'ai participé à bon nombre de ces réunions, et pourtant, à chacune d'elles, les opposants ont largement pu s'exprimer (sous les applaudissemnts de certains et les sifflets des autres pour la réunion de bellac).
A limoges j'ai aussi vu des opposants à la ligne LGV siffler des gens qui soutenaient la LGV.

Je n'ai contrairement à ce que tu sembles dire jamais assisté à une réunion vérouillée par tel ou tel catégorie de personnes.

On appelle juste ça la démocratie, les gens confrontent leurs idées, j'ai vu des détracteurs faire du porte à porte pour alerter les gens en leur racontant n'importe quoi et leur dire de venir massivement à la réunion pour manifester leur mécontentement.

Les pros LGV ont juste montré leur faveur à ce projet.

beco sem saída
21 août 2009 18:08

Il faut arrêter de mentir Boro!

A Bellac le 29 juin (réunion RFF) une salle de 400 personnes avec que des opposants, seuls m Limousin et le secrétaire général de la préfecture pro!

Le lendemain à Limoges (toujours réunion de RFF) cette fameuse lettre aux militants PS de Limoges (que je possède) pousse les opposants à boycotter la réunion. Seuls quelques uns osent y aller et prendre la parole et sont hués!

J'étais aux 2 réunions, tu racontes des mensonges! La vérité est celle que je viens d'exposer. Tu peux dire ce que tu veux sur TON BLOG mais pas des mensonges.

Surtout ne reponds pas que cette réponse est elle aussi un mensonge car la…je déteste ce type de pratique!

Boro
25 août 2009 14:50

A Bellac que des opposants ??? J'y étais et je ne suis pas particulièrement contre ou pour mais juste j'aurais eu des choses à dire en toute démocratie mais je ne l'ai pas fait de peur de me faire taper dessus. Ce qui est arrivé si je ne m'abuse !!
Alors après je ne vois pas en quoi tu dis que l'on vérrouille les réunions.

Pour ta fameuse lettre publie là s'il te plait que l'on en discute !! Elle est la preuve de la volonté de la fédération de soutenir un projet progréssiste pour le territoire mais la réunion n'était en rien vérouillée à limoges puisque tu y étais, d'autres que toi y ont pris la parole.

Il s'agissait de débats ce qui sont pour y ont défendu leur position ceux qui sont contre aussi, ceux qui n'y ont pas participé ne se sentent certainememnt que moyennement concerné!

Je ne dis pas que tu MENS, juste que tu psychotes sur l'influence d'une lettre sur la conviction d'hommes et de femmes engagés!

casa verde
26 août 2009 10:35

Ben ayant assisté à la réunion Boro et ayant lu la fameuse lettre tout cela me fait rire
j'ai quand meme l'impression que de nombreuses personnes étaient là pour « soutenir »
j'en ai même surpris plusieurs qui ne savaient pas quand et pourquoi applaudir et qui ont bien failli applaudir les opposants ;)
(chacun regardant si le camarade applaudissait ou non : effet de meute ? je ne sais pas mais c'est hum… pas terrible…)

pour ce qui est de la lettre certains propos étaient audacieux, notamment le coup de sortir le fait (sans trop caricaturer) que les opposants à la LGV ne sont pas du Limousin ou je ne sais quoi encore…
(ça sent pas très bon présenté comme ça… et j'aurai préféré lire des choses plus interessants ;) )

Boro
26 août 2009 10:52

la lettre mentionné s'il me semble l'organisation développée des détracteurs creusois qui sont venus dans deux bus. Juste pour info les militants PS ne se sont tant mobilisés que ça, et je n'ai pas senti que la salle était gagnée à telle cause plutot qu'à l'autre. Contrairement à Bellac où les détracteurs étaient largement majoritaires.

beco sem saída
29 août 2009 19:28

Oui effectivement ênviron 250 personnes à Limoges (dont une partie convoquée par le PS)! Ce projet soulève les foules!

A Bellac? 2 cars de Creusois? Mais ou vas tu chercher tout ca?????

Une indication…le maire PS de Bonnac la cote a envoyé un courrier à une association d'opposant pour faire etirer une banderole anti LGV au nom de l'environnement et de la sécurité routière! Tu peux retrouver ca sur le site limogespoitiers…c'est à mourir de rire!

beco sem saída
2 septembre 2009 11:01

Les 2 cars de creusois ne sont toujours pas arrivés? lol!

Julien
5 septembre 2009 15:16

Ce qui me fait sourire (jaune), c'est que la région va avoir une LGV à 2 milliard d'euros (à valeur 2016) ou 1.3 milliards valeur actuelle (uniquement de travaux à cela il faut rajouter le cout des expropriations) et que cette même région est incapable de mettre l'ADSL sur son territoire ( Bonnac la cote, 10 kms de Limoges plus d'un tiers de la commune n'a pas de haut débit !). Je peux vous garantir que pour un chef d'entreprise le désenclavement ne se fera pas avec le TGV mais avec de la vidéoconférence par ADSL. Je ne vais pas perdre mon temps à payer une fortune le TGV pour aller sur Paris en perdant 2 heures ( de toute manière je perdrai ma journée comme actuellement à faire l'aller retour) alors qu'une bonne liaison web peut me faire rencontrer mes collaborateurs pour 0 € avec un gain de temps énorme.
Désenclavez nous numériquement et pas avec cette ligne qui va nous couter une fortune comme le projet DORSAL qui est une catastrophe financière. Ce qui est sur c'est que le PS se ridiculise dans cette affaire, énormément de militants sont dégoutés et je ne parle pas des sympathisants.
Après la claque des européennes viendra la claque des régionales. M. Sarkosy doit quand même bien se marrer. Laisser les projets de droite à la droite, le toujours plus vite, le plus chère, le plus capitaliste, élitistes ce n'est pas du socialisme. Pensez en Jaurès !

beco sem saída
8 septembre 2009 17:29

Oui mais nos hommes politiques croient que c'est ca la modernité! Les acteurs économiques savent que ce qu'il faut c'est tout d'abord un réseau local (web, déplacements urbains,…) performant. Moi aussi je ris jaune, beaucoup d'électeurs vont rire vert aux régionales.

beco sem saída
9 septembre 2009 13:16

Avez vous lu la lettre du conseil régional sur le sujet de la LGV!
Ce n'est plus de l'information. Tout est beau: pas cher, économiquement formidable, pas de dégradations écolo, pas de bruit,…Pas un mot sur les inquiétudes des riverrains, sur le possible raccordement à la LGV auvergne,…

C'est formidable!

Fab
9 septembre 2009 13:58

Ben depuis le temps qu'on te le dit qu'elle est formidable cette LGV mais tu n'écoutes rien !

beco sem saída
9 septembre 2009 17:20

On doit être trop con, encore heureux qu'au PS il ya des tronches! Surtout pour organiser des élections internes…mdr

Dionysos
13 septembre 2009 13:02

@Pat: Ils ont toutefois tracé la LGV Auvergne en pointillé, on ne sait jamais… :D

beco sem saída
13 septembre 2009 16:21

Tu as raison, c'est déjà une avancée! En pointillé puis bientôt en gras et on efface ensuite la connerie du Limoges Poitiers!

Christian
18 septembre 2009 17:53

je vous propose un rendez-vous mémorable samedi 26 septembre 2009, où les opposants poitevins et limousins à ce projet aberrant LGV Limoges-Poitiers se rassembleront en une après-midi festive à la sous-préfecture de Bellac.
Un rallye touristique de véhicules hétérocliques progressera lentement tout au long des tracés entre Limoges Bénédictin à 7h 30 et Bellac à 12h 30.
Vous aurez alors l'occasion d'entendre les nombreux arguments environnementaux, économiques, politiques, et d'aménagement du territoire du Limousin qui justifient pour des milliers d'habitants poitevins et limousins l'abandon immédiat des études de ce projet LGV Limoges-Poitiers.

beco sem saída
18 septembre 2009 19:42

On est avec toi Christian, mais ne t'inquiète pas …les élus vont rester au chateau (la mairie de Limoges)! Ils diront comme à l'époque que rien ne se passe dans le royaume!

c'est quoi lgvpoitierslimoges
29 septembre 2009 15:24

Découvre par hasard ce blog.
Je suis étonné d'apprendre que des esprits libres existent dans votre région.
Bravo pour l'engagement.

Dionysos
16 octobre 2009 00:04

Purée et dommage pour la liberté d'expression, Tristan Bromet ferme son Blog!

Quand aux conséquences des hausses de péage RFF, est-ce que cela intéressera les Limougeauds de payer 30% plus cher leurs billets plein tarif par rapport à la situation actuelle pour gagner 50 minutes, vu comme ça à l'air d'être prévu?

Fils des commentaires de ce billet / Faire un trackback sur ce billet

Laisser un commentaire

Comentários adicionais powered by BackType

Canonical URL by SEO No Duplicate WordPress Plugin